Foi aberta nesta segunda-feira, 9 de maio, a 14ª Semana de Integração Tecnológica (SIT) realizada na sede da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas. O evento de transferência de tecnologia busca impulsionar o setor agropecuário e, este ano, tem o tema “Desenvolvimento regional, inclusão socioprodutiva e empreendedorismo”. O evento vai até a próxima sexta-feira, 13.
A programação é diversificada e conta com atividades presenciais e virtuais. Serão quatro seminários, seis dias de campo, 28 cursos e 12 palestras. Os cursos abordam assuntos variados, como pecuária, agricultura de precisão, máquinas agrícolas, técnicas de produção orgânica, manejo de irrigação, fabricação de laticínios, propagação de hortaliças e implantação de pomares, entre outros.
“Este evento é muito importante para a pesquisa no Brasil. Esta integração para transferência de conhecimento eleva a capacidade de produção. O investimento em pesquisa agro já fez a diferença em nosso país. Em todas as crises vividas foi o agronegócio que segurou a economia. Aproveito a oportunidade para parabenizar todos os pesquisadores e instituições envolvidas”, comentou o prefeito Duílio de Castro.
Os seminários têm transmissão on-line com inscrições gratuitas e os seguintes títulos: “Cultivos intercalares antecipados como estratégia para o aumento de produtividade em cultivos de safrinha”, “Empreendedorismo e inovação na agricultura”, “Atividade de cria e recria na bovinocultura” e “Contribuição dos bioinsumos para a sustentabilidade da produção agrícola”. “A Embrapa é tida como uma instituição de construir conhecimento e tecnologia, mas também queremos ser um player que estabelece diálogo com setores públicos e privados em um conceito desenvolvimentista. Sete Lagoas está fazendo uma agenda portadora de futuro nesta direção”, aviliou Frederico Durães, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo.
Haverá dias de campo presenciais sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e sobre bioinsumos, e também um dia de campo virtual sobre tecnologias para cria e recria de bezerros. “Temos o privilégio de ter a Embrapa como parceira. A Embrapa sempre traz tecnologia e inovação. Durante esta semana, a Embrapa Gado de Leite vai lançar uma nova variedade de braquiara que trará um alento quanto à falta de alimento na seca. Esse tipo traz novidades para o produtor de leite e, principalmente, para o produtor de grão”, declarou Marcelo Candioto, presidente da Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR).
A programação completa da 14ª Semana de Integração Tecnológica pode ser conferida no site https://sitintegracao.com.br/. As inscrições devem ser feitas para cada atividade selecionada pelo participante. A SIT é uma realização da Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), do Sistema Faemg (Faemg/Senar/INAES/Sindicatos) e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).