O Senado desmentiu nesta segunda-feira (10) a notícia de que o voto impresso será adotado no segundo turno das eleições de 2022. O assunto tomou conta das redes sociais na última semana após a propagação de fake news. O Senado reforçou que não existe possibilidade de a medida ser tomada “porque não está prevista em lei”.
Usuários voltaram a divulgar uma publicação antiga sobre uma sugestão que propõe a implantação do “voto impresso em 100% das urnas”.
Foi acrescentada ao texto a informação de que a consulta pública sobre a sugestão não estaria sendo divulgada e que “a esquerda está votando para parecer que o povo brasileiro não quer isso [voto impresso] para continuar a manipulação dos resultados das eleições”.
A (SUG) 9/2018 existe, porém está em análise no Senado Federal desde 2018 e qualquer pessoa pode opinar sobre ela. O assunto já foi alvo de fake news em outras ocasiões.Publicidade
Mesmo que fosse aprovada uma nova lei em caráter de urgência, não poderia ser usada agora porque a Constituição determina que as alterações na legislação eleitoral só podem ser aplicadas na eleição seguinte.
Para manifestar sua opnião ou verificar o andamento da SUG 9/2018 e o resultado da consulta basta acessar a página da tramitação da proposta na página do Senado na internet.
*Com Agência Senado