fbpx

Serasa derruba 18,5 mil páginas de anúncios falsos nas redes sociais em 2024

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Desde o início de 2024, a Serasa, principal birô de crédito do Brasil, já removeu 18,5 mil páginas de anúncios falsos, grande parte relacionada a golpes nas redes sociais. Desse total, ao menos 6 mil exclusões ocorreram após denúncias feitas por consumidores lesados. As ofertas fraudulentas geralmente envolvem promessas de limpar o nome no mercado de forma rápida e milagrosa, utilizando o nome da Serasa como isca.

Os golpistas afirmam falsamente ser representantes da Serasa ou alegam ter contatos internos que facilitariam a regularização do crédito, alerta Patrícia Camillo, Gerente de Prevenção a Fraudes da empresa. Recentemente, as fraudes têm se tornado ainda mais sofisticadas com o uso de Inteligência Artificial para manipular vídeos, forjando a imagem e voz de celebridades e especialistas, com o objetivo de enganar os consumidores.

Para combater esses golpes, a Serasa disponibiliza canais de denúncias em seu site, aplicativo e WhatsApp oficial. Consumidores que identificarem anúncios ou perfis suspeitos podem encaminhá-los para análise e, se confirmada a fraude, a remoção da página é realizada. A empresa também reforça a importância de denunciar para evitar que outras pessoas sejam prejudicadas.

Entre as dicas de segurança para evitar ser vítima de golpes, a Serasa recomenda verificar a autenticidade dos sites e perfis, procurando pelo ícone de “verificado” nas redes sociais e pelo cadeado na barra de domínio dos sites.

Fonte: Serasa | Foto: Yanalya/Freepik

Encontre uma reportagem