fbpx

Serasa Lança Calculadora de IPVA e Guia Especial para Facilitar Pagamento em 2025

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Com o início do ano, muitas despesas começam a pesar no bolso dos motoristas, e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das principais obrigações financeiras. Pensando nisso, a Serasa lançou uma nova ferramenta para ajudar os consumidores a se organizarem: a calculadora de IPVA 2025.

Disponível gratuitamente no site da Serasa, a calculadora permite que os motoristas simulem o valor do imposto a ser pago com base no modelo do veículo, ano de fabricação e a alíquota vigente no estado. A ferramenta promete ser uma aliada na hora de planejar o pagamento do imposto, especialmente em um mês já carregado de despesas.

Em Minas Gerais, os prazos de pagamento variam conforme o final da placa do veículo. Veja os prazos para o pagamento da primeira parcela ou da cota única de 2025:

Placas com finais 1 e 2: 3 de fevereiro

Placas com finais 3 e 4: 4 de fevereiro

Placas com finais 5 e 6: 5 de fevereiro

Placas com finais 7 e 8: 6 de fevereiro

Placas com finais 9 e 0: 7 de fevereiro

“Ainda que o IPVA seja uma despesa recorrente, janeiro chega com diversas outras contas que podem complicar o planejamento financeiro. Por isso, nossa calculadora funciona como uma estimativa para ajudar os motoristas a se organizarem e mensurarem os gastos”, afirmou Ana Carolina Ribeiro, coordenadora da Serasa.

Além da calculadora, a Serasa atualizou seu Guia Especial do IPVA 2025. O material digital, também gratuito e acessível no site da empresa, esclarece dúvidas comuns sobre o imposto, como as datas de vencimento por estado, descontos para pagamento à vista (cota única) e os benefícios dos formatos de pagamento parcelado. Especialistas em educação financeira da Serasa também compartilham dicas valiosas para evitar que o imposto prejudique as finanças pessoais.

Para facilitar ainda mais a vida dos motoristas, a Serasa firmou uma parceria com a Zapay, uma startup especializada no pagamento de débitos veiculares. Por meio de um aplicativo gratuito, disponível para Android e iOS, os motoristas podem verificar pendências como multas, IPVA, licenciamento e taxas em todos os Detrans do país. O app também oferece a opção de parcelar os débitos em

Encontre uma reportagem