No último domingo, 24 de novembro, a Serra de Santa Helena em Sete Lagoas foi palco de mais uma edição do evento “Corrida Por Elas”, promovido pela Associação de Apoio às Mulheres de Sete Lagoas, com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência de gênero. A data de 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi o momento escolhido para a realização da atividade, que contou com o apoio da Prefeitura de Sete Lagoas e diversos parceiros.
A fundadora da Associação, Elis Cristina de Souza, destacou a gravidade do problema, alertando para os alarmantes números de mortes de mulheres, muitas vezes causadas por parceiros íntimos ou familiares, com Sete Lagoas figurando como a sexta cidade mais violenta de Minas Gerais. Durante o evento, Elis reforçou a importância de todos se unirem à causa e lutarem pela eliminação da violência de gênero.
O evento contou com diversas atividades, como a caminhada de conscientização, uma missa, o café da manhã, a Feira Delas (voltada para empreendedoras) e um aulão de exercício físico com o “Mexa-se Pela Vida”. Além disso, artistas locais se apresentaram ao vivo, proporcionando um ambiente de reflexão e solidariedade.
A edição deste ano foi dedicada a Marina, vítima de feminicídio em 2018. Durante o evento, Elis lamentou a triste notícia de um novo caso de violência, ocorrido enquanto o grupo clamava por justiça.
O Corrida Por Elas contou com o apoio de empresas locais e da Prefeitura de Sete Lagoas, por meio das secretarias municipais da Mulher e de Esportes, Cultura e Turismo.
Fonte: Redação
Fotos: Átila Fotografia