Foi reaberto nesta quarta-feira (9) o cadastro eleitoral em Minas Gerais, permitindo que os eleitores façam pela internet a emissão do primeiro título, a transferência de um município para outro e a atualização de dados do título.
Caso o eleitor esteja em situação irregular e tenha multas eleitorais para pagar, ele deve emitir a guia de multa e realizar o pagamento antes de preencher os formulários.
Para solicitar os serviços disponíveis, o eleitor deve preencher os campos do formulário com os nomes escritos por extenso, sem o uso de abreviaturas.
Devem ser incluídas imagens dos documentos:
- Frente e verso do documento oficial de identificação;
- CPF (caso possua);
- Título de eleitor (caso possua);
- Comprovante de residência (para solicitação de transferência, o documento deve comprovar que o interessado reside no endereço há, pelo menos, três meses);
- Fotografia do próprio rosto, em estilo selfie, ao lado do documento oficial de identificação;
- Para homens que solicitarem o primeiro título, também é necessária imagem do certificado de quitação do serviço militar.
Quem precisar de segunda via do título, não precisa fazer os procedimentos recomendados, basta baixar o aplicativo e-título no celular. Já o eleitor que precisar solicitar o alistamento eleitoral, transferência ou regularização do título, deve aguardar alguns dias para a análise e processamento do pedido, para então poder baixar o e-título.
Recadastramento biométrico
Como o atendimento presencial está suspenso, o eleitor que ainda não tiver feito a biometria será convocado para ir ao cartório eleitoral para coleta dos dados e validação do atendimento feito on-line.
Quem não votou nas Eleições 2020 ainda tem até 14 de janeiro de 2021 para fazer a justificativa do 1º turno e até 28 de janeiro para justificar ausência no 2º turno.