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Sete a cada dez mulheres começaram a empreender depois de ter filhos, diz pesquisa

Por Dentro De Tudo:

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Sete a cada dez mulheres começaram a empreender depois de ter filhos. A maioria foi motivada pela maternidade e a busca por um trabalho que permitisse maior flexibilidade de horários, já que são elas que precisam, dentro de casa, dedicar mais tempo às atividades domésticas e aos cuidados com os filhos. 

As conclusões são de uma pesquisa sobre maternidade e empreendedorismo realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas). O levantamento foi feito entre os dias 8 e 18 de abril, com a participação de 919 pessoas moradoras do estado, e divulgado nesta semana.

Entre as mulheres ouvidas pela pesquisa, 74,71% têm filhos. Enquanto 63,3% das entrevistadas realizam tarefas domésticas, como limpeza da casa, todos os dias, apenas 25,6% dos homens fazem isso sete dias por semana. 

Além disso, 66,8% das mulheres preparam as refeições da casa todos os dias, enquanto apenas 27,5% dos homens dedicam esse tempo à tarefa. 

O padrão se repete quando o assunto é higiene dos filhos. Quase metade das mulheres (49,3%) cuida dessa atividade todos os dias. Entre os homens, o índice é de 38,2%.

Mais tempo com os filhos

A maior parte das mulheres (73%) começou a empreender depois de ter filhos e, para 53,6% delas, a maternidade influenciou na decisão. Principalmente para terem mais tempo e flexibilidade de horários: 

Principais formas como a maternidade/ paternidade te motivou a empreender

MotivaçãoMulheresHomens
Ajudando a escolher/ter ideia do que fazer15%9%
Inspirando/ dando forças para superar os obstáculos47%53%
Fazendo com que eu me preocupe mais em obter renda para a qualidade de vida da família57%85%
Levando a preferir um trabalho que permita maior independência e flexibilidade de horários73%36%
Fazendo me sentir melhor preparado após os aprendizados com os cuidados dos filhos30%20%

As empreendedoras têm mais dificuldade de conciliar o cuidado dos filhos com o cuidado do próprio negócio. Enquanto 47,3% delas apontaram grau de dificuldade de 6 a 10, apenas 31% dos homens relataram dificuldade maior do que 5. 

Três a cada dez mulheres não conseguem dedicar tempo suficiente ao negócio, dificuldade que atinge apenas 10% dos homens.

Fonte: Globo.

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