A Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura – realizou no último domingo, 23 de outubro, a 23ª Copa de Karatê Caic, sob coordenação do professor Waldemar Pereira Barbosa. Todas as lutas e apresentações foram realizadas no Ginásio Vinício Dias Avelar, no bairro Aeroporto, já que o Ginásio Dr. Márcio Paulino sediava a 2ª Bienal do Livro de Sete Lagoas no mesmo dia.
O evento contou com a presença de várias academias de karatê de Minas Gerais e mais de 100 atletas, que participaram de forma dividida entre as diversas modalidades. O Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Professor Galvão, que dá nome ao evento, tem por objetivo garantir às crianças, adolescentes e adultos, seus direitos fundamentais no desenvolvimento pessoal para o exercício da cidadania. “O Caic oferece diversas oficinas que despertam e estimulam potencialidades e aptidões voltadas para a música, dança e a prática de esportes. Entre as principais atividades desportivas, podemos destacar o judô, o karatê e a dança”, conta o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Fabrício Fonseca.
O prefeito Duílio de Castro não mediu esforços para apoiar mais este evento esportivo tradicional em Sete Lagoas e fez questão de marcar presença no evento. “O nosso governo se preocupa muito com as questões esportivas porque entendemos que o esporte promove a harmonia entre as pessoas, ajuda a formar o cidadão e melhora a qualidade de vida de seus adeptos. Por isso, apesar das dificuldades, sempre procuramos apoiar todos os eventos da área esportiva, incluindo os esportes especializados”, disse o prefeito.
A Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer lembra que qualquer instituição pode solicitar apoio a eventos, porém devem ser observados alguns critérios que separam o esporte amador do profissional, lembrando ainda que é necessário um prazo de no mínimo 60 dias para um bom planejamento e garantia da qualidade no atendimento ao cidadão. Mais informações: (31)
História
Durante os quatro primeiros anos, a competição foi realizada somente com os alunos da instituição. A partir da 5ª edição, com uma estrutura profissional e ainda mais organizada, a Copa passou a ser oficial e hoje, inclusive, faz parte do calendário anual oficial de eventos do município, conforme lei nº 8.087, de 9 de dezembro de 2011.