fbpx

Sete Lagoas aprova lei que obriga condomínios a denunciar casos de racismo

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Em um importante passo para combater o racismo na cidade, a Câmara Municipal de Sete Lagoas aprovou e o prefeito Douglas Melo (PSD) sancionou uma nova lei que obriga condomínios residenciais a comunicar casos de racismo e injúria racial à Delegacia Especializada.

Foto: CMSL/Divulgação

A Lei Complementar nº 403/2024, de autoria do ex-vereador João Evangelista, determina que síndicos e administradores de condomínios devem notificar as autoridades sobre qualquer ocorrência de racismo dentro de suas dependências, mesmo que o crime tenha sido cometido dentro de uma residência. A comunicação deve ser feita em até 24 horas após o conhecimento do fato.

A nova legislação também estabelece outras medidas para prevenir e combater o racismo em condomínios:

  • Divulgação: Os condomínios deverão afixar cartazes e placas informando sobre a lei e incentivando a denúncia, garantindo o anonimato dos denunciantes.
  • Prevenção: Em caso de flagrante, o síndico ou administrador poderá impedir a entrada ou permanência do agressor nas dependências do condomínio.
  • Punição: O descumprimento da lei acarretará multa para o condomínio e pode levar à destituição do síndico ou administrador.

A multa estabelecida é de R$ 1.500,00 e dobra em caso de reincidência. Os recursos arrecadados serão destinados a programas municipais de combate ao racismo.

A lei entra em vigor imediatamente e representa um avanço significativo na luta por uma Sete Lagoas mais justa e igualitária.

O post Sete Lagoas aprova lei que obriga condomínios a denunciar casos de racismo apareceu primeiro em SeteLagoas.com.br.

Encontre uma reportagem