Sete Lagoas e região recebem mais profissionais no Programa Mais Médicos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Sete Lagoas e municípios vizinhos receberam neste mês o reforço de nove profissionais de saúde por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura da atenção primária em áreas com maior vulnerabilidade social e escassez de médicos.

Dentre os novos profissionais, quatro foram destinados a Sete Lagoas. As cidades de Papagaios receberam dois médicos, enquanto Inhaúma, Fortuna de Minas e Curvelo foram contempladas com um médico cada. Em Minas Gerais, o programa destinou 259 médicos para atuar nas Estratégias de Saúde da Família (ESF).

Os profissionais brasileiros formados no país começaram a ser distribuídos aos seus postos de trabalho desde o dia 2 de julho. Já os médicos brasileiros com formação no exterior devem passar por um treinamento específico, com início previsto para o dia 4 de agosto, com foco em situações de urgência, emergência e doenças prevalentes nas regiões onde atuarão.

Com a chegada dos novos médicos, Sete Lagoas passa a contar com 31 profissionais do programa, sendo a maioria brasileiros e apenas um cubano, todos atuando nas unidades de ESF.

Segundo o Ministério da Saúde, o programa busca não apenas suprir a demanda por médicos, mas também qualificar o atendimento na atenção básica e reduzir o tempo de espera por consultas. “São mais de 3 mil profissionais que iniciam suas atividades dentro do Mais Médicos, qualificando o atendimento na atenção primária e reduzindo o tempo de espera. Além disso, o programa também investe na formação e qualificação desses profissionais”, destacou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço.

Foto: André Ávila / Agência RBS – Fonte: SeteLagoas.com.br

#maismedicos #setelagoas #saudepublica #atencaobasica #sus #medicosnofront #programagovernamental #regiaocentrooesteMG

Encontre uma reportagem