Sete Lagoas institui lei para garantir coleta seletiva em todas as suas repartições

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O poder público municipal está promovendo ações com forte cunho ambiental e social. A cidade ganhou, nesta terça-feira, 13 de julho, um Ponto Eco de coleta de materiais recicláveis. O espaço foi inaugurado na Câmara Municipal, seguindo proposta do vereador Caio Valace. Uma estrutura parecida já funciona no Terminal Urbano e outras 11 unidades serão instaladas em repartições públicas, como determina o decreto municipal assinado pelo prefeito Duílio de Castro. O ponto de recolhimento foi instalado na entrada do prédio do Legislativo local para receber separadamente resíduos de papel, plástico, vidro e metal. Todo o material será destinado à duas associações de catadores legalizadas em Sete Lagoas.

“Considero este trabalho de extrema importância. Por meio desses espaços daremos a destinação correta para os recicláveis. Uma possibilidade de gerar renda para as associações e ainda apoiar o município em suas ações ambientais”, comentou o prefeito Duílio de Castro. 

A nova unidade é uma demonstração de que Executivo e Legislativo caminham na mesma direção. A expectativa é que, brevemente, os coletores garantam renda para os catadores e ainda sejam ferramentas para campanhas educativas e de conscientização. “Com a possibilidade de reciclagem, a economia circula, já que o material coletado retorna para as indústrias gerando mais trabalho. A ideia é essa: gerar emprego, renda e dignidade para os envolvidos no processo”, declarou Caio Valace.

Ainda durante a solenidade na Câmara Municipal, o prefeito Duílio de Castro assinou o Decreto nº 6.589, que “institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública municipal direta e indireta”. Em um prazo de três meses estruturas de recolhimento já estarão disponíveis em locais estratégicos não só no prédio da Prefeitura, mas também em várias repartições. 

Outra medida definida no decreto é a criação da Comissão Especial de Coleta Seletiva, que será responsável por implantar e supervisionar a separação dos resíduos recicláveis descartados, na fonte geradora, bem como sua destinação. 

 CIDADE SUSTENTÁVEL

O prefeito Duílio de Castro também destacou projetos da administração municipal que transformarão Sete Lagoas em uma das cidades mais sustentáveis de Minas Gerais. Os principais são a implantação de uma usina fotovoltáica para garantir a autonomia energética da Prefeitura e, principalmente, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que vai tratar todo esgoto coletado em Sete Lagoas. “Vamos produzir energia limpa e até o próximo ano vamos entregar a ETE, garantido um ganho ambiental não só para o nosso município, mas para toda a região”, comentou o prefeito.

Encontre uma reportagem