Sete Lagoas chega nesta sexta-feira, 18 de junho, somando 20.577 contaminações por Covid desde o início da pandemia, com a confirmação de mais 75 casos: 32 mulheres e 43 homens. Estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde 1.271 pessoas e 5.054 já tiveram o acompanhamento concluído. Os testes negativos somam 40.094 desde o início da pandemia. Nenhum óbito em decorrência de complicações da Covid foi registrado nas últimas 24 horas. Assim, a cidade segue com 545 óbitos, 29 pacientes hospitalizados com resultado positivo, 277 pessoas em isolamento domiciliar e 19.726 já curados.
Hospitalizados
Dos 89 internados hoje, 47 estão em UTI e 42 em enfermaria. Entre os internados em UTI, são 23 de Sete Lagoas e 24 de outras cidades da região, sendo cinco de Papagaios, quatro de Maravilhas, três de Paraopeba, dois de Pompéu, dois de Caetanópolis, dois de Paineiras, e os demais de Inhaúma, Fortuna de Minas, Abaeté, Belo Horizonte, Funilândia e Cachoeira da Prata. Entre os internados, 72 testaram positivo para Covid, 13 tiveram resultado negativo e quatro aguardam resultados de exames. No Hospital Nossa Senhora das Graças são 14 internações, sendo três em UTI, nenhuma em leito do SUS. No Hospital Municipal estão 40 internados, sendo 30 em UTI. No Hospital da Unimed são 21 pacientes internados, sendo oito em UTI. E na UPA estão hoje 14 internados, seis deles em UTI. Somando-se todos os leitos UTI Covid na cidade, tanto públicos quanto particulares, a taxa de ocupação se mantém em 85,4%. Considerando apenas os leitos de UTI do SUS, esse índice está em 90%.
Minas Consciente
O Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado, definiu nesta quinta-feira, 17, que a macrorregião Triângulo do Norte deve regredir para a onda vermelha do Minas Consciente e a macrorregião Sudeste avança para a onda amarela, se juntando à macrorregião do Vale do Aço. Todas as demais macrorregiões, incluindo a Central, da qual Sete Lagoas faz parte, permanecem na onda vermelha do programa.