A Prefeitura de Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais, publicou no fim da tarde desta segunda-feira (21), um novo decreto que estende horário de funcionamento de comércio e shoppings centers, na cidade.
Além disso, deixa mais restrito o funcionamento de bares e restaurantes e altera também normas no transporte público.
Segundo o decreto, as mesas de bares e restaurantes deverão ser ocupadas por, no máximo, quatro pessoas.
Os ônibus deverão ser sinalizados com a capacidade de ocupação e com os locais de posicionamento preferencial dos passageiros, “observado o número limitado de passageiros em pé, bem como de usuários idosos beneficiários de gratuidade, variando de acordo com o tipo de veículo”.
Máximo de 10 passageiros em pé e máximo de quatro idosos beneficiários de gratuidade simultaneamente, para ônibus convencional. Seis passageiros em pé, dois usuários idosos, no mesmo momento para o miniônibus.
Os estabelecimentos comerciais poderão funcionar das 8h até às 20h, de segunda a sexta-feira e de 8h até às 15h no sábado, e, no caso das lojas em shoppings e galerias comerciais, o funcionamento deverá ocorrer das 10h às 22h nos dias de semana, nos fins de semana e feriados.
O atendimento presencial nas agências bancárias, com o novo decreto, deverá ser realizado “obrigatoriamente”, por no mínimo, seis horas diárias: “visando eliminar aglomerações nas áreas internas e externas, com organização de filas observando o distanciamento mínimo de dois metros.
Nas entradas de shoppings, galerias comerciais, supermercados e hipermercados de Sete Lagoas, deverá ser disponibilizado sistema de medição de temperatura, com restrição de entrada em caso da temperatura corporal aferida ser superior a 37, 5 graus.
100% de ocupação de leitos Covid
Segundo a Prefeitura de Sete Lagoas, 55 pessoas estão internadas nos hospitais da cidade, sendo 27 em leitos de enfermaria e 28 em UTIs.
Dos 28 leitos de UTI ocupados, 19 são moradores da cidade. A taxa de ocupação do SUS e na Rede Particular está, nesta segunda-feira, em 93%. Já a taxa de ocupação de leitos Covid do SUS na cidade segue 100% desde a última quarta-feira (16).