Vencedor inédito na principal categoria das motos no Ibitipoca Off-Road. Mineiro de Sete Lagoas, Luciano Paiva levou a melhor na Elite ao fim dos dois dias e cerca de 430 quilômetros de trilhas. Como tradição, o primeiro deles levou os competidores de Juiz de Fora a Conceição de Ibitipoca, distrito de Lima Duarte. A direção inversa foi seguida no segundo. Nas duas rodas, a prova contou para o Brasileiro de Enduro de Regularidade.
Paiva disputa atualmente o Brasileiro de Enduro FIM (terceiro na E1). E reencontrou no pódio seu principal adversário nas provas contra o relógio: Bruno Crivilin. O capixaba estreou no regularidade com sua CRF 250RX e, de forma surpreendente, superou nomes de grande experiência na modalidade como Emerson Loth (atual líder do Regularidade) e Jomar Grecco.
As médias horárias mais altas e o percurso exigente ajudaram os pilotos que normalmente aceleram sem a preocupação com a velocidade prevista na planilha. Também foi o caso do paulista Vinícius Calafati, campeão na E2 do Enduro FIM e medalha de ouro no Six Days da Itália. Em sua estreia no regularidade, venceu na Graduados, à frente de Saulo Bolandini e Erasmo Schwanz.
Na categoria Brasil, a vitória ficou com mais um nome vindo de outra disciplina. Hoje nos rallies cross-country (com a equipe Honda Racing), o capixaba Tiago Wernersbach levou a melhor no duelo com seu chefe Dario Júlio, pentacampeão do Independência antes de se tornar dirigente.