fbpx

Sindicato anuncia suspensão da greve de profissionais da educação da rede estadual de MG

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A greve sanitária dos trabalhadores da educação da rede estadual de Minas Gerais está suspensa e as aulas devem retornar na próxima quinta-feira (19). A decisão foi aprovada em assembleia do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) nesta terça-feira (17), quatro dias após a decisão judicial que ordenou o fim da paralisação.

A paralisação começou no último dia 2 de agosto, sob a alegação de falta de segurança sanitária para a retomada presencial. Na última sexta-feira (13), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou a suspensão da greve, sob pena de multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento da decisão.

Nesta terça-feira (17), o sindicato e o governo realizaram uma audiência de conciliação, em que ficou acordado que o período de 2 a 18 de agosto não será caracterizado como falta comum, mas sim “falta greve” e a reposição deverá ser feita em até 90 dias, de forma presencial.

“Nós vamos denunciar todas as contaminações. O que acontecer com a vida dos profissionais, dos estudantes e das comunidades escolares por conta da contaminação nas escolas será de inteira responsabilidade do governo do estado. Já temos situações de contaminações em várias regiões de Minas”, diz Denise Romano, coordenadora-geral do Sind-UTE/MG.

A retomada das aulas presenciais aconteceu, primeiro, para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, em 12 de julho. Em 3 de agosto, foi a vez de estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, quando o sindicato anunciou a paralisação, até então por tempo indeterminado.

No dia 9, os alunos do 8º ano do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio voltaram às salas de aula.

Desde a última segunda-feira (16), voltaram os professores do 6º e 7º ano do ensino fundamental, do 1º ano do ensino médio, das etapas restantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino profissionalizante. O retorno destes alunos será no dia 23 de agosto. A autorização final em cada município é dada pela administração municipal.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) informou que o fim da greve foi determinado pelo Tribunal de Justiça estadual após audiência de conciliação entre o governo e o sindicato da categoria. Acrescentou, ainda, que haverá reposição das aulas referentes aos dias paralisados, de forma presencial, e em até 90 dias.

Encontre uma reportagem