O aumento expressivo no número de afastamentos do trabalho por problemas relacionados à saúde mental acendeu um alerta no estado de São Paulo. Dados da Previdência Social mostram que as concessões de benefício por incapacidade temporária ligadas a transtornos mentais cresceram de forma significativa nos últimos anos. Em 2021, foram registradas 167 concessões desse tipo no estado. Já em 2024, o número saltou para 1.212 afastamentos. Apenas no primeiro semestre de 2025, 842 trabalhadores precisaram se afastar das atividades profissionais por questões relacionadas à saúde mental, um volume que já representa mais da metade do total do ano anterior.
No quadro Bate Papo de Saúde da EPTV, afiliada da TV Globo, deste sábado, o médico psiquiatra Gabriel Correia esclareceu dúvidas sobre transtornos mentais e seus impactos na vida pessoal e profissional. Segundo o especialista, é possível identificar quando o trabalho começa a afetar de forma negativa a saúde mental do trabalhador. “Uma coisa que a gente vê muito é quando esses sintomas estão focados ali em direção ao trabalho. Então, quando vai trabalhar, a pessoa sente que a ansiedade agudiza muito ou sente que a depressão está tão forte que não permite trabalhar, é aí que a gente coloca essa síndrome do esgotamento profissional nesse contexto”, explicou.
Cresce o número de casos de burnout no Brasil. (Imagem com crédito da foto: Canva)
Entre as dúvidas sobre saúde mental respondidas pelo especialista no quadro, estavam questões como qual é o limite entre exaustão e Burnout, se o emocional por conta de doenças crônicas pode causar ansiedade, se a acupuntura ajuda no tratamento contra a ansiedade, se a depressão causa dores no corpo e se a insônia pode ser causada pela ansiedade.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca.
Crédito da foto: Canva
Fonte: g1
















