Arthur, filho de Zé Vaqueiro e Ingra Soares, morreu aos 11 meses de idade devido à Síndrome de Patau, uma rara alteração cromossômica que afeta um em cada quatro mil nascimentos. Arthur nasceu com má-formações congênitas e ficou internado na UTI desde seu nascimento até maio, quando sofreu uma parada cardíaca após voltar para casa.
A Síndrome de Patau é caracterizada por má-formações no sistema nervoso central, dedos a mais, defeitos na parede abdominal, microftalmia, alterações no nariz, fendas labiais e palatinas, e má-formação cardíaca. Esses problemas frequentemente levam ao aborto ou a graves atrasos no desenvolvimento, necessitando de terapias intensivas.
A condição pode ser detectada antes do nascimento por exames pré-natais disponíveis no SUS, como a translucência nucal e a amniocentese. Ingra Soares descobriu a condição de Arthur durante a gravidez e relatou a dificuldade emocional enfrentada ao lidar com a doença rara. Arthur foi submetido a várias cirurgias, incluindo uma traqueostomia, antes de falecer.