Câncer de Ovário: O Silencioso que Requer Atenção
O câncer de ovário é frequentemente chamado de “silencioso” devido à ausência de sintomas específicos. No entanto, algumas mudanças no estado de saúde podem servir como alertas para que as mulheres investiguem a possibilidade desse problema. Assim como em outros tipos de câncer, a detecção precoce de um tumor no ovário aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento.
De acordo com especialistas, alguns sintomas do câncer de ovário podem ser identificados durante as refeições, como a sensação de empanzinamento, onde a pessoa se sente saciada apesar de ter comido pouco. A oncologista Janyara Teixeira de Souza e Silva, da Rede D’Or em Brasília, explica que a proximidade dos ovários com o intestino pode levar a sintomas gástricos em caso de tumor. “Os ovários são estruturas pélvicas, então um tumor ovariano tem espaço para crescer até chegar ao abdômen superior. Quando isso acontece, ele começa a comprimir o intestino, o estômago e os vasos sanguíneos e linfáticos, causando esses sintomas gástricos”, explica a oncologista.
Os sintomas gástricos mais comuns relacionados ao câncer de ovário incluem:
• Sensação de saciedade precoce
• Náuseas
• Vômito
Além desses, os tumores malignos geralmente provocam alterações como perda de peso não intencional, fadiga e astenia, que é a falta de força física. O oncologista Márcio Almeida, da Oncoclínicas Brasília, reforça a importância de estar atento aos sinais do corpo e buscar ajuda médica ao perceber alterações persistentes. “É obrigação de cada um estar atento à própria saúde. Se aparecer um inchaço ou caroço, por menor que seja, as pessoas devem procurar atendimento médico para investigar”, alerta Almeida.
Para mais informações e atualizações sobre saúde, siga a editoria de Saúde no Instagram e mantenha-se informado sobre como cuidar da sua saúde.