O chamado “Sistema de Desmonte”, do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), será expandido para todo o Brasil. A ferramenta atua para coibir o desmanche de veículos e combater a venda irregular de peças de carros.
A expansão foi celebrada no início desta semana, na Sede do Detran, localizada na Cidade Administrativa. Representantes dos departamentos de outras federações e das forças de segurança assinaram a parceria.
De acordo com o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, a meta é criar, até meados de 2023, um banco nacional integrado de dados de veículos desmontados e de peças usadas.
“Essa integração conseguirá diminuir a prática de desmanches no país. Além disso, esse importante passo também será capaz de desburocratizar os serviços oferecidos pelo Detran”, explicou.
Sistema de Desmonte
Criado e operado em Minas desde 2017, o Sistema de Desmonte já possui o cadastro de mais de 60 mil peças. O sistema obriga o revendedor de peças usadas a fazer o cadastro de cada item, legitimando a procedência ao consumidor
Fonte: O Tempo.