Proporcionar um atendimento cada vez mais coerente com as necessidades dos mineiros é o maior desafio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Por isso, temos a honra e a alegria de anunciar a conclusão de mais um ciclo de formação, que irá marcar o início da atuação dos 148 novos soldados que serão distribuídos no interior do estado.
A solenidade do Curso de Formação de Soldados 2022 (CFSd-2022) aconteceu nesta sexta-feira (25), na Academia de Bombeiros Militar, em Belo Horizonte.
Durante o curso, iniciado em 24 de março, os militares precisaram dominar 24 matérias típicas da atividade do bombeiro militar: Atendimento Pré-Hospitalar, Salvamento em Altura, Mergulho Autônomo e Salvamento Aquático, Salvamento Terrestre, Combate a Incêndio Florestal, Atuação em Desastres, Intervenção em Emergência com Produtos Perigosos, totalizando mais de 950 horas-aula.
A rotina severa de aprendizado dos militares incluiu também o Estágio Operacional nas unidades operacionais com plantões de 24h. Cada discente totalizou mais de 240 horas de estágio, tendo a oportunidade de demonstrar os conhecimentos técnicos diretamente no atendimento ao cidadão.
Tão importante quanto a jornada exaustiva e carregada de suor, dedicação e disciplina, são as histórias de vida que cada bombeiro traz em sua bagagem. Histórias carregadas de renúncia que são canais de inspiração para outros jovens que desejam ingressar na carreira militar e que estão de olho no próximo concurso.