O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta semana a prisão de mais quatro pessoas condenadas pela participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Os mandados foram expedidos após o esgotamento de recursos.
Entre os condenados estão Jorgeleia Schmoeler e Robson de Souza, ambos sentenciados a 14 anos de prisão. Schmoeler foi identificada em vídeo invadindo o Congresso Nacional e afirmando que estava “ajudando a invadir os Três Poderes”. Já Robson de Souza aparece em outra gravação dentro do Palácio do Planalto.
Os outros dois condenados são Evandro Medeiros e Márcio Rodrigues, que receberam pena de dois anos e cinco meses. Eles foram presos no acampamento em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, e responsabilizados por incitação ao crime e associação criminosa.
No início de agosto, o STF divulgou um balanço apontando que 119 pessoas já haviam sido condenadas pelos atos antidemocráticos. Segundo o órgão, muitas das provas foram fornecidas pelos próprios envolvidos, por meio de mensagens, fotos e vídeos publicados em redes sociais.
Enquanto isso, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, também acusado no processo, segue em andamento no Supremo.
Fonte: Itatiaia | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil