Diferente do que muitas pessoas pensam, pasme, o indivíduo que tenta e/ou consegue o suicídio não deseja morrer de fato, ele deseja apenas acabar com o sofrimento e a dor imensurável que sente. “Ah, mas ele tem uma família tão boa, tem filhos, tem uma condição financeira estável…”, “Depois fala que é de igreja e tem fé em Deus…”, “Não sei que sofrimento é esse! ”. Já ouviu essas falas? Pois eu já ouvi e muito. Para começarmos, precisamos saber que não podemos dizer com precisão quais os verdadeiros motivos levaram a alguém a realizar tal ato. Mas, vamos entender quais são os possíveis motivos?!
- Transtornos mentais (A depressão é um dos maiores fatores de risco).
- Problemas e dificuldades interpessoais.
- Luto ou perda importante.
- Sentimento de vazio e solidão.
- Desesperança e tristeza profunda.
Principalmente nesse mundo atual em que ser feliz a todo custo é quase obrigação, fica difícil de enfrentar as dificuldades sem apoio e ajuda. Afinal, o que podemos fazer, antes que seja consumado?
- Seja gentil! O que menos precisam nesse momento é de julgamentos.
- Esteja sempre por perto.
- Diga que você está ali para ajudar.
- Pensem juntos em uma solução.
NÃO DIGA:
- “Existem problemas muito maiores que esse”, pois para ele esse é o maior problema para ele, nesse momento.
- “Não vale a pena se matar por isso”.
- Pense positivo, pense pelo outro lado”.
- “Você não tem fé em Deus?
SINAIS DE ALERTA:
- Mudança rápida e estranha de humor.
- “Que vontade de sumir”
- “Não presto nem para morrer”
- “Não tenho nenhum valor”
- “A solução é morrer mesmo”
É importante ficarmos atentos aos detalhes, há quem se arrisca a dizer que “Cão que ladra não morde”, pois eu te digo com toda certeza, morde sim e os resultados podem ser fatais. Existem muitas maneiras de evitar o suicídio, procure ajuda, vá a um profissional capacitado para lhe orientar. Além disso, conte com o CVV, Centro de Valorização da Vida, ligue para 188, eles estão prontos para lhe atender 24 horas por dia e 7 dias na semana. Se você pode, faça algo por alguém!!!
Isis Costa – Colunista de Psicologia do Por Dentro de Tudo
Psicóloga, pós-graduanda em Psicologia Positiva e Coaching, atua em uma Cooperativa de Saúde e também em consultório. Tem como público crianças, adultos e idosos e com os adolescentes atua com a orientação vocacional. Além disso, realiza atendimentos a empresas, por meio de palestras. A partir de cada experiência com o ser humano, busca cada vez mais oferecer uma escuta cuidadosa e um tratamento individualizado e holístico, a fim de contribuir para o bem-estar de cada indivíduo. E-mail: [email protected] .