A rede mineira Supermercados BH alcançou a 4ª posição entre os maiores supermercados do Brasil, segundo o novo ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta segunda-feira (14). Fundada por Pedro Lourenço, o Pedrinho, a empresa saltou uma colocação em relação ao ano anterior após registrar um crescimento expressivo no faturamento: de R$ 17,38 bilhões em 2023 para R$ 21,28 bilhões em 2024.
Com cerca de 320 lojas, o grupo segue em ritmo acelerado de expansão e inaugura nesta semana mais uma unidade em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte. Um dos destaques dessa fase de crescimento foi a compra dos supermercados Bretas em Minas Gerais, adquiridos por R$ 716 milhões.
Entre as dez maiores redes supermercadistas do Brasil, apenas duas são mineiras: Supermercados BH (4º) e Mart Minas (8º), que também subiu uma posição, com R$ 11,43 bilhões de faturamento.
O setor como um todo movimentou R$ 1,067 trilhão em 2024, representando 9,12% do PIB nacional, segundo a Abras.
Top 10 redes de supermercados no Brasil em 2024:
- Carrefour (SP): R$ 120,59 bilhões
- Assaí Atacadista (SP): R$ 80,57 bilhões
- Mateus Supermercados (MA): R$ 36,38 bilhões
- Supermercados BH (MG):
Foto: Flavio Tavares/ O TEMPO