Um surto de sarna foi identificado no presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (17). A equipe de saúde da unidade isolou todos os presos das alas ímpares. O número de infectados com a doença não foi informado.
Os detentos devem ficar isolados até que acabe o período de transmissão da doença, que é de aproximadamente sete dias. Enquanto isso, estão suspensas todas as visitas, escoltas externas e atendimentos jurídicos. Eles só poderão receber atendimento de urgência/emergência, amparado por ordem judicial.
Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que todas as medidas necessárias já foram tomadas pela direção do presídio após a notificação da escabiose (sarna) – entre elas o isolamento dos presos das alas ímpares durante o tratamento.
Segundo a Sejusp, nos próximos dias a unidade receberá profissionais de saúde para ajudarem no manejo clínico da doença e para garantir assistência integral a todos os detentos.
Os familiares dos infectados já foram informados sobre a suspensão das visitas e a medida também foi comunicada ao Ministério Público (MPMG), à OAB e ao Judiciário.
Fonte: Hoje em Dia.