O Brasil enfrenta um surto preocupante de vírus respiratórios, com aumento expressivo nos casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Influenza A nos últimos dois meses. As infecções têm impulsionado internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente entre crianças e idosos.
O VSR tem sido predominante nas regiões Sudeste, Goiás e Distrito Federal, afetando principalmente crianças pequenas. Já a Influenza A vem crescendo entre todas as faixas etárias nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
O clima frio e o aumento do tempo em ambientes fechados são apontados como fatores que favorecem a transmissão viral. As autoridades de saúde reforçam a importância da vacinação anual contra a gripe, que, embora não evite totalmente a infecção, reduz os riscos de formas graves da doença.
A campanha nacional de vacinação contra Influenza começou em abril, com foco em crianças, gestantes, idosos, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua. Para o VSR, o SUS já oferece o anticorpo Palivizumabe a bebês de alto risco e prevê a inclusão de novas vacinas no segundo semestre.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil