fbpx
domingo, 29 de setembro de 2024

Contato

Surto recente de febre Oropouche foi causado por nova linhagem viral, aponta estudo da Fiocruz

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Uma pesquisa liderada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que o surto de febre Oropouche registrado em 2024 foi provocado por uma nova linhagem viral. O estudo, aceito pela revista Nature Medicine, identificou a linhagem OROV BR-2015-2024, que teria surgido na Região Amazônica entre 2010 e 2014. A nova linhagem é resultado de um rearranjo genético entre cepas brasileiras e vírus de países como Peru, Colômbia e Equador.

A febre Oropouche, causada por um arbovírus, teve mais de 6 mil casos registrados entre 2022 e 2024, principalmente na Região Norte do Brasil. O aumento expressivo de casos e a rápida replicação do novo vírus geraram preocupações nas autoridades de saúde.

A nova linhagem pode ter maior capacidade de escapar da resposta imunológica e se replicar mais rapidamente. Além disso, as mudanças climáticas, juntamente com o desmatamento, podem ter facilitado a disseminação do vetor transmissor, o mosquito Culicoides paraensis.

A febre Oropouche, que causa sintomas semelhantes aos da dengue, já foi detectada em várias regiões do Brasil, inclusive com os primeiros óbitos registrados na Bahia em 2024.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Conselho Federal de Farmácia/Divulgação

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.