A Polícia Civil de Minas Gerais cumpriu, na manhã desta quinta-feira (15), mandados de busca e apreensão e de prisão contra um homem de 27 anos suspeito de envolvimento em uma série de golpes contra idosos em Belo Horizonte. A ação ocorreu no bairro Nova Suíça, na região Oeste da capital.
Imagens de circuito de segurança registraram o momento em que o investigado se aproximava de uma possível vítima, utilizando mochila semelhante à de entregadores. Segundo a apuração policial, o homem não tinha passagens anteriores pela polícia e foi conduzido a uma delegacia na Avenida Pedro II para prestar depoimento.
Como funcionava o golpe
De acordo com as investigações, o esquema começava com ligações telefônicas feitas por integrantes do grupo criminoso, que se passavam por funcionários de lojas conhecidas. As vítimas eram informadas de que teriam sido contempladas com um presente.
Na sequência, o suspeito se apresentava como entregador e chegava de moto às residências. Para liberar a suposta entrega, exigia o pagamento de uma taxa. Quando o idoso oferecia pagar em dinheiro, o homem alegava aceitar apenas cartão de crédito. Nesse momento, pedia que a vítima buscasse o cartão dentro de casa e, durante o pagamento, trocava a maquininha ou copiava os dados do cartão sem que a pessoa percebesse.
Com as informações obtidas, eram realizados empréstimos em nome das vítimas ou retiradas imediatas de valores das contas. Segundo a Polícia Civil, os prejuízos variavam entre R$ 2 mil e R$ 30 mil, e idosos de diferentes bairros da capital teriam sido afetados. O investigado é apontado como o principal articulador do esquema.
A polícia informou que as diligências continuam para identificar outros envolvidos e reunir novas provas.
Crédito da matéria: Bom Dia Minas / g1 Minas
Crédito das imagens: TV Globo
















