Um homem foi preso, suspeito de fazer parte de uma quadrilha especializada no roubo de cargas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele guardava material furtado em casa e foi descoberto na noite desta sexta-feira (4).
De acordo com o boletim de ocorrência, o homem estava com pneus que foram levados de uma carreta estacionada às margens da BR-381. Os militares também encontraram R$ 61 mil em dinheiro na casa dele.
O suspeito alegou que não sabia da origem do material. Disse que comprou de fornecedores. Afirmou, ainda, que o valor em dinheiro era resultado da venda de um caminhão, já que ele disse atuar no ramo. Porém, nenhum recibo ou contrato de compra e venda foi apresentado à polícia.
O crime
O motorista da carreta contou que estacionou o veículo na quinta-feira (3), próximo a uma concessionária, em Betim, na Grande BH, para fazer manutenção. Separou a cabine do semirreboque, que permaneceu na rodovia.
Os suspeitos começaram a agir na mesma noite. Contrataram um borracheiro e combinaram a prestação do serviço durante a madrugada desta sexta-feira. O veículo foi levado para São Joaquim de Bicas, onde teve os pneus retirados. Em seguida, o semirreboque foi abandonado na região de Sarzedo.
Um motorista de carreto foi acionado para carregar o material furtado até uma casa, em Ibirité. Foi nesse local que os militares prenderam o suspeito.
Quadrilha
Segundo a polícia, o homem pode fazer parte de uma organização criminosa dedicada ao furto e roubo de caminhões e cargas. Ele já tem passagem pelos crimes.
Imagens de circuitos de segurança mostram um dos comparsas fazendo a manobra do veículo no local onde foi abandonado. Ele também foi flagrado negociando os serviços de retirada dos pneus.
Uma terceira pessoa também foi identificada. A polícia ainda procura por esses dois suspeitos.
De acordo com a PM, o envolvimento do borracheiro e do motorista que fez o carreto será investigado. Eles alegam que foram enganados e não sabiam que os pneus eram furtados.