fbpx

Tabagismo é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O tabagismo é um dos principais fatores de risco para diversos tipos de câncer e é responsável por cerca de 90% das mortes causadas pelo câncer de pulmão, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). No Brasil, 443 pessoas perdem a vida diariamente devido ao vício do tabaco, que é considerado a maior causa evitável de adoecimento e mortes precoces no mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, incluindo 1,2 milhão de não-fumantes expostos ao fumo passivo. A oncologista Daiana Ferraz, da Cetus Oncologia, alerta que as toxinas do cigarro causam danos prolongados às células do corpo, podendo levar a mutações que resultam em câncer.

A decisão de parar de fumar é crucial tanto para a saúde do fumante quanto para a das pessoas ao seu redor. Embora seja desafiador, a oncologista ressalta que com o apoio certo, é possível abandonar o vício. O tratamento, que pode envolver psicólogos, pneumologistas e assistentes sociais, segue um modelo multifatorial, ajudando os pacientes a superar os estágios do vício.

Foto: Divulgação
Fonte: O Tempo

Encontre uma reportagem