fbpx
sexta-feira, 14 de junho de 2024

Contato

Tapetes Coloridos e Procissões Marcam Celebração de Corpus Christi

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Os cristãos celebram nesta quinta-feira (30) o Mistério da Eucaristia – Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, representados de maneira figurada pelo pão e vinho. O Dia de Corpus Christi também rememora a última ceia de Jesus Cristo com os apóstolos.

Além de embelezar a data, os tapetes confeccionados com materiais como serragem, pó de café, areia, cascas de ovos e tampinhas plásticas também desenham símbolos da Eucaristia e retratam passagens bíblicas, incluindo histórias vividas por Cristo.

Origem dos Tapetes Coloridos

Os tapetes coloridos tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização, entre os séculos XVI e XIX. Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriram as ruas com ramos e mantos para a passagem do Messias.

Durante a procissão de Corpus Christi, os peregrinos caminham sobre os tapetes, enquanto o sacerdote leva o ostensório, peça que expõe a hóstia consagrada.

Foto: Arquidiocese de BH

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.