Advogados de réus no inquérito que apura a tentativa de golpe para manter Jair Bolsonaro no poder avaliam que o tarifaço anunciado por Donald Trump contra o Brasil pode piorar a situação do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF). Para eles, a medida americana, influenciada por Eduardo Bolsonaro, pode levar o ministro Alexandre de Moraes a endurecer ainda mais sua posição no julgamento.
Moraes prorrogou por mais dois meses o inquérito da Polícia Federal sobre a atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA. O julgamento do caso, que pode levar Bolsonaro à prisão, deve ocorrer até setembro na Primeira Turma do STF.
Segundo os advogados, a ofensiva bolsonarista nos EUA pode ter um efeito contrário ao pretendido, agravando o cenário jurídico. A prisão do general Braga Netto, um dos principais réus, foi usada por Moraes para acelerar o processo. Enquanto o ministro se manteve em silêncio, Flávio Dino, também do STF, afirmou nas redes sociais que a Corte seguirá firme na defesa da soberania, da democracia e dos direitos constitucionais.
📸 Brenno Carvalho / O Globo
📰 Fonte: Blog da Andréia Sadi – G1
#Bolsonaro #STF #AlexandreDeMoraes #EduardoBolsonaro #DonaldTrump #Julgamento #TentativaDeGolpe #PolíticaBrasileira #FlávioDino #Supremo