As passagens de ônibus intermunicipais ficam mais caras a partir desta terça-feira (17). A autorização para o reajuste foi dada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) em resolução publicada no último dia 10.
As linhas do padrão convencional, operadas com veículos rodoviários, tiveram reajuste médio de 5,82%. Já as linhas operadas com ônibus urbanos, aumento de 3,55%. Os novos valores não incluem taxas de embarques e pedágios.
Segundo a Seinfra, o reajuste anual está previsto em decretos estaduais. Mas a última atualização ocorreu em 29 de dezembro de 2019. O reajuste do ano passado foi adiado, “de forma a não onerar os usuários do transporte coletivo, principalmente devido à pandemia de Covid-19”, afirmou a secretaria.
Tarifas dos ônibus intermunicipais ficam mais caras a partir de terça-feira (17)
Ainda de acordo a pasta, o reajuste visa a correção dos valores, considerando variação dos preços em combustíveis, manutenção, depreciação do veículo, tributos e outros.
O Sistema Intermunicipal de Passageiros, que tem ônibus que circulam entre a capital e as cidades do interior, conta com 3.570 veículos. O reajuste não é válido para coletivos metropolitanos, que fazem linhas dentro da Grande BH.
A passagem de menor valor, agora, é de R$ 3,70, entre Matozinhos e Pedro Leopoldo (via Setelagoano). Já o maior preço, de R$ 333,50, no trecho de Uberaba a Montes Claros.