Taxa de ocupação pediátrica da UPA chega a 200% e crianças aguardam transferência em cidade mineira

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A ala pediátrica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins, em Divinópolis, registrou uma taxa de ocupação superior a 200% na sexta-feira (9). A informação foi confirmada pela Prefeitura, que acionou a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para intermediar transferências pelo SUS e também comunicou a situação ao Ministério Público.

Apesar de a taxa ter reduzido para 100% neste sábado (10), seis crianças ainda aguardam transferência para hospitais, incluindo duas em estado grave, com necessidade de vaga em Centro de Terapia Intensiva (CTI). Outras crianças seguem em observação e podem demandar internação, conforme evolução dos casos.

De acordo com o Executivo, as equipes médica e de enfermagem da unidade atuam no limite da capacidade, mas a regulação e as transferências de pacientes para hospitais do SUS são de responsabilidade da SES-MG. Até o momento, a Secretaria de Estado ainda não respondeu sobre as providências.

O alerta da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) é de aumento significativo nos casos de doenças respiratórias em Divinópolis. De janeiro a abril deste ano, os atendimentos por Síndrome Respiratória na UPA aumentaram 98%, e os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) cresceram 91%. Já nas unidades de Atenção Primária, o aumento foi de aproximadamente 86% no mesmo período.

Diante do cenário, a Prefeitura orienta pais e responsáveis a reforçarem os cuidados com crianças e bebês, principalmente durante o período de frio. Manter a vacinação em dia, evitar aglomerações, manter ambientes ventilados e higienizar mãos e objetos são medidas essenciais de prevenção.

Foto: UPA/Divulgação

Fonte: g1 Centro-Oeste de Minas

Encontre uma reportagem