As novas tecnologias têm trazido cada vez mais comodidade e praticidade aos usuários de smartphone. Os carregadores sem fio são exemplos disso. Por meio da aplicação prática de um conceito da Física, o princípio de indução eletrostática, o mercado desenvolveu vários modelos já disponíveis aos consumidores. Agora o próximo passo promete ser o carregador sem fio à distância.
No final de 2021, a Motorola apresentou o protótipo do novo modelo, capaz de recarregar a bateria de até quatro smartphones, simultaneamente, localizados em até três metros de distância da base. A apresentação foi feita pela fabricante por meio de vídeo publicado na rede social chinesa Weibo e já disponível no Youtube, mas o produto ainda não tem data para ser lançado.
A nova tecnologia é mais avançada e, também, mais complexa. Na prática, o processo de recarga se assemelha à forma como as redes sem fios, tipo Wi-fi e Bluetooth, trocam informações.
Modelos disponíveis
Mas enquanto não há previsão sobre a disponibilidade dessa novidade ao mercado, os consumidores contam com a oferta de diferentes modelos de carregadores sem fio. Para entender como esses dispositivos funcionam, é preciso antes compreender o conceito de materiais condutores e isolantes.
Os condutores são aqueles que possuem maior facilidade para a movimentação de cargas e, por isso, têm mais capacidade de geração de corrente elétrica. Já os isolantes não apresentam essa característica. No primeiro grupo estão o ouro, a prata e o cobre, enquanto no segundo, a madeira, a borracha e o plástico, por exemplo.
Os carregadores sem fio funcionam através da indução eletrostática, fenômeno que ocorre por meio da transferência de carga elétrica feita por aproximação, sem a necessidade de contato, entre um material condutor e outro corpo.
Há diferentes modelos no mercado, como o dispositivo para mesa, que tem a base conectada a um cabo de energia. Basta aproximar um smartphone que seja compatível com a tecnologia para realizar a recarga.
Outra opção é o modelo de suporte, capaz de carregar diferentes aparelhos simultaneamente, como os fones de ouvido por bluetooth, os relógios inteligentes (smart watch) e os smartphones. Há, ainda, o modelo de mousepad, que permite recarregar o celular enquanto se usa o computador ou notebook.
Vantagens e desvantagens
Para quem gosta de novidades e está atento às atualizações tecnológicas, os carregadores sem fio têm a vantagem de serem o que há de mais moderno no mercado. Também são uma alternativa para quem quer reduzir os fios em casa, principalmente, se eles costumam ser mordidos pelos pets.
Além da praticidade na hora de recarregar o celular em casa, a tecnologia wireless também vem sendo oferecida em estabelecimentos comerciais, o que elimina o problema da falta de bateria quando se está na rua.
Mas há desvantagens. Esse tipo de carregador não é compatível com todos os modelos de smartphone. Além disso, possuem uma potência menor do que os tradicionais com fio. Portanto, gasta-se mais tempo para recarregar a bateria do celular.
Outro ponto de atenção é o cuidado com o alinhamento entre o aparelho e a base que transfere as cargas elétricas, pois caso não seja feito da forma correta, a recarga não é realizada.