Moradores do interior de Minas Gerais e de São Paulo foram surpreendidos na tarde deste domingo (26) por ventos fortes que causaram tempestades de areia fortíssimas. As imagens assustadoras que registraram o fenômeno circulam nas redes sociais e mostra, inclusive, nuvens de poeira encobrindo prédios e escurecendo o céu de cidades como Franca e Ribeirão Preto, no interior paulista.
Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, esse tipo de tempestade acontece, principalmente, pela combinação da falta de chuva e da onda de calor na primavera. “Essas altas temperaturas acabam gerando uma variação muito grande de um lugar para outro, o que faz com que aconteçam esses ventos fortíssimos, causando essas tempestades de areia”, explica.
Ele pontua que, embora as imagens sejam impressionantes, o fenômeno é comum e deve acontecer outras vezes, inclusive em Minas Gerais. A tendência é que as tempestades de areia se repitam até que as chuvas comecem a cair com mais frequência.
“Até sexta-feira, a probabilidade de que isso aconteça em Minas é muito grande”, afirma. De acordo com o meteorologista, a previsão é de que as chuvas caiam com mais intensidade a partir do próximo sábado (2).
Tempestade de areia em Franca – SP. Depois vêm falar que o ser humano não interfere no meio ambiente. Culpa desses cornos que queimaram tudo aqui em volta. pic.twitter.com/dr7UFmmiax
— Felipe Gomes (@EstevaldoCarne) September 26, 2021