O assessor contábil Cláudio Lasso explica que é necessário guardar todas as notas fiscais
A procura por testes para Covid-19 cresceu exponencialmente nas últimas semanas. Já que nem sempre é fácil fazer gratuitamente nos postos de saúde, devido a filas quilométricas, muitos brasileiros recorrem aos laboratórios particulares. O que muitos não sabem é que dá para deduzir os valores gastos do Imposto de Renda.
“O contribuinte que realizar o teste do covid em laboratórios e hospitais de forma particular ou convênio, pode sim efetuar o lançamento como gasto médico e obter a dedução no imposto renda. Lembrando que só será válido mediante a apresentação da nota fiscal ou informe de rendimento do plano de saúde”, explica Cláudio Lasso, assessor contábil e CEO da Sapri Consultoria.
O contador explica que os gastos com remédios não entram na dedução do Imposto de Renda.
“Gasto com medicamentos não é considerado despesa médica, ou seja, não é possível a dedução no IRPF 2022”, pontua.
Cláudio explica que é necessário guardar todos os recibos do contribuinte e dos seus dependentes.
“O contribuinte deve organizar ao longo do ano todos gastos médicos, odontológicos, gastos com educação, caso tenha feito compra ou venda de imóveis e veículos. Vale lembrar que os gastos dos dependentes também devem ser arquivados e lançados”, avisa.
“É importante lembrar que a falta de entrega da declaração pode acarretar no bloqueio do CPF e também em multa. E se o contribuinte obtiver receitas, será ainda fiscalizado pela malha fina”, completa.