fbpx

TJMG reforça campanha contra importunação sexual no estádio

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A partir de sábado (20), no jogo entre Atlético e Juventude, pelo Campeonato Brasileiro, os torcedores que comparecerem ao Mineirão verão cartazes espalhados por todo o estádio com informações sobre a prática criminosa e instruções para que vítimas relatem casos de importunação na hora.

QR codes vão facilitar o acesso das vítimas às denúncias, direcionando-as ao WhatsApp do canal apropriado. A partir das informações recebidas, será possível agilizar os processos e encaminhar os casos para investigação dos órgãos de segurança.

A iniciativa, para combater condutas que são contra a liberdade sexual das mulheres em jogos de futebol, reuniu o Mineirão, clubes de futebol, a Federação Mineira de Futebol (FMF) e órgãos públicos de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais.

Além do TJMG, a campanha tem o apoio das Polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e do Instituto Galo.

Rivais nas quatro linhas, Atlético, Cruzeiro e América estão juntos para promover a divulgação das informações junto a seus torcedores, seja no estádio, com uma comunicação de impacto, seja nas redes sociais, por meio da hashtag #RepenseSuasAtitudesComAsMulheres.

Para garantir o sucesso da iniciativa, os vigilantes do estádio estão sendo instruídos e receberão cartilhas sobre como agir no acolhimento às vítimas. Além disso, as TVs, o telão do estádio e a rádio Esplanada também vão incentivar torcedores que presenciarem casos de importunação a denunciar condutas inapropriadas.

A campanha também será divulgada nos adesivos que serão fixados nas cadeiras do estádio e nas camisas que os funcionários vão usar durante o trabalho.

Encontre uma reportagem