Belo Horizonte tem todas as nove regiões sob forte risco geológico em função das fortes chuvas. O alerta foi feito pela Defesa Civil da capital na manhã desta terça-feira (11) e é válido até o próximo sábado (15). Por este motivo, o Prefeito Alexandre Kalil pediu para que todos os moradores das áreas de risco saiam de casa a qualquer sinal.
“Trincou, moveu, desconfiou? Saia de casa. Se não acontecer nada, você volta. Mas avise, nós temos estrutura e vamos atender os mais graves. É importante que a população, em qualquer sinal, faça como fez com a Covid. Tenha consciência de se proteger. Se protejam que depois a prefeitura vai da todo o apoio. Está estruturada para dar”, disse.
A Defesa Civil orienta que sejam observados o grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidado com queda de muros, deslizamentos e desabamentos (confira abaixo).
Também nesta terça, todas as regiões de Belo Horizonte registraram chuva com volume acima do esperado para janeiro, segundo a Defesa Civil. A expectativa é que ocorram mais chuvas ao longo desta terça. O dia pode ter pancadas de chuva, que podem ser de intensidade moderada a forte.
Recomendações diante de risco geológico:
⠀⠀⠀
⠀- Coloque calha no telhado da sua casa;
⠀- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas d’água;
⠀- Não jogue lixo ou entulho na encosta;
⠀- Não despeje esgoto nos barrancos;
⠀⠀⠀
Sinais de deslizamentos:
⠀⠀
⠀- Trinca nas paredes.
⠀- Água empoçando no quintal;
⠀- Portas e janelas emperrando;
⠀- Rachaduras no solo;
⠀- Água minando da base do barranco;
⠀- Inclinação de poste ou árvores;