sábado, 24 de fevereiro de 2024

Contato

Todos os 853 municípios de Minas estão sob alerta para chuvas intensas nesta quinta

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Todos os 853 municípios de Minas, incluíndo Belo Horizonte, estão sob alerta para chuvas ‘muito fortes’ e ventos intensos nesta quinta-feira (1). Há previsão de precipitações de até 50 mm/dia e rajadas de vento de até 60 km/h, com risco de alagamentos e queda de descargas elétricas. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Veja a lista completa.

Na capital mineira, a previsão meteorológica indica que a quinta-feira (1) terá céu parcialmente nublado a nublado com chuvas típicas de verão, principalmente a partir da tarde. A temperatura mínima foi de 16 °C, a máxima estimada é de 29 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 45% à tarde.

Orientações

Órgãos de segurança orientam que, se surpreendidas nas ruas por fortes rajadas de vento ou raios, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores.

Se necessitarem parar seus veículos, motoristas também devem evitar estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda (outdoor). Em casa, é recomendável desligar aparelhos elétricos, tirando os plugues da tomada. Ajuda ou orientações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Índice pluviométrico

Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.

Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.

Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar:

  • Chuva fraca: abaixo de 5,0 mm/h
  • Chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h
  • Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
  • Chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h

Fonte: Hoje em Dia.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.