O programa Pé-de-Meia, criado pelo Ministério da Educação (MEC), visa incentivar a permanência e a conclusão do ensino médio, além da participação no Enem. A partir de terça-feira (25), os estudantes do ensino médio que concluíram o 3º ano em 2024 começarão a receber R$ 1 mil, com possibilidade de um adicional de R$ 200 para quem fez o Enem. No entanto, os novos alunos de 2025 não estão incluídos nesse pagamento.
O benefício é destinado a estudantes de escolas públicas de baixa renda, com idades entre 14 e 24 anos, matriculados no ensino regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para ser elegível, o aluno deve atender a critérios como frequência escolar mínima de 80% e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo.
O valor é pago diretamente em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal, e os estudantes menores de 18 anos precisam de consentimento dos responsáveis para movimentar os valores.
O programa tem como objetivo aliviar a carga financeira dos estudantes e suas famílias, permitindo que se concentrem mais nos estudos, como exemplificam casos de alunos que pretendem usar os recursos para cursinhos ou exames como o PAS e o Enem.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Luís Fortes/MEC