Transformação Digital: dicas para ajudar microempresas

Quer digitalizar o seu negócio e não sabe por onde começar? Sua empresa está online, mas a receita não cresce? Vem entender os desafios e as oportunidades da transformação digital para pequenas e médias empresas!

A transformação digital é uma poderosa aliada na solução dos recorrentes desafios dentro das empresas. Sendo assim, a tecnologia é o motor dessa mudança. Por meio dela, empresas de todos os portes foram capazes de se aproximar do consumidor durante o isolamento social na tentativa de aumentar os lucros com estratégias de marketing.

Entretanto, com a digitalização acelerada durante o período de pandemia, houve pouco aproveitamento das ferramentas digitais e até mesmo algumas falhas no uso da tecnologia como protagonista nos processos. Isso significa que ainda existe um universo de oportunidades a ser explorado. Para lidar com os desafios e entender melhor as oportunidades para micro e pequenas empresas (MPEs), separamos algumas dicas para você reavaliar a sua estratégia. Confira!

Use a tecnologia para otimizar processos

A transformação digital é importante para qualquer tipo de negócio. Engana-se quem acredita que a digitalização da empresa é apenas ter um site e estar nas redes sociais. Existem muitas ferramentas de tecnologia para ajudar no gerenciamento de processos internos e externos. Um lojista, por exemplo, pode adotar uma ferramenta de gestão totalmente online para ter um controle mais eficiente de seu estoque.

Usar a tecnologia para otimizar processos dentro da empresa é a chave para conquistar um cenário mais produtivo As ferramentas digitais ajudam o empreendedor a tomar decisões mais assertivas. Mas, para que isso aconteça, é preciso entender os problemas internos e como cada ferramenta pode ser útil para o seu negócio.

Em uma outra situação, um banco de dados com informações detalhadas sobre os clientes, por exemplo, possibilita entender quais são os problemas recorrentes que o seu público-alvo enfrenta. Com essa análise, é possível identificar as preferências desse público durante a jornada de compra e criar estratégias para apresentar a empresa ou produto com uma solução para cada momento da decisão de compra do consumidor.

  • Mas como ter um banco de dados com essas informações?

A resposta é simples: crie o seu próprio banco de dados. Existem diversas estratégias para captação de leads, entre elas podemos citar sorteios, e-books, webinars, pesquisas, degustação do seu produto ou serviço por um período de tempo, campanhas pagas e etc. São muitas oportunidades que dependem do objetivo do seu negócio. Conhecendo melhor o cliente, sua empresa pode criar uma comunicação mais eficiente na hora da divulgação.

Diante desse cenário de digitalização, a internet tem um papel fundamental para qualquer negócio. Ela é o combustível para que as ferramentas e a comunicação com o cliente funcione de forma eficiente. Por isso, é importante adotar serviços ou pacotes de internet que sejam adaptados para empresas ou até mesmo exclusivos para o seu negócio.

  • A internet no processo de digitalização

A Vivo, por exemplo, oferece planos com combos de internet fibra empresarial com opções que contemplam a maquininha da PagSeguro. Ou seja, a empresa tem investido em soluções e parcerias para atender todo tipo de negócio. Além disso, para ajudar na transformação digital das empresas, os pacotes empresariais trazem também o Vivo Protege, que contribui na segurança online para as transações do negócio. A segurança digital é fundamental para qualquer negócio!

Com o objetivo de digitalizar cada vez mais regiões, a empresa disponibiliza soluções de internet fibra para empresas em algumas regiões de MG. A estratégia faz parte da expansão para digitalizar mais empresas. Lagoa Santa, Sete Lagoas e Matozinhos são regiões que já podem adquirir a Vivo Fibra Para Empresas com todos os benefícios e pacotes especiais. Isso mostra que soluções para todo o tipo de negócio surgem cada vez mais para ampliar o acesso à transformação digital.

Dito isso, é importante levar em consideração a internet e os produtos digitais que ajudam a alavancar os negócios. No entanto, é fundamental entender de fato quais são os problemas da sua empresa e como essas soluções podem ajudá-la.

O site é importante e precisa de atenção

Construir um site é certamente importante quando falamos de transformação digital, pois é o cartão de visitas online da sua marca, enquanto o e-commerce é a vitrine dos seus produtos.  Hoje, existem plataformas que possibilitam a criação de um site ou uma loja virtual de forma simples e rápida para empresas de todos os portes.

O seu cartão de visitas online precisa ser encontrado em buscadores como o Google. Portanto, certifique-se de que sua plataforma seja otimizada para SEO e trabalhe as palavras-chave do seu negócio de forma coerente em cada página.

As informações da empresa precisam ser transparentes para o consumidor. Os canais para o cliente entrar em contato, seja para fazer um pedido ou reclamação, devem ter um tempo de resposta coerente. Inclusive, muitos programas por Chatbot ajudam a agilizar esse processo, porém é preciso entender o momento certo de humanizar o atendimento.

Sua marca não precisa estar em todas as redes sociais

Você conhece bem o seu cliente? Sabe quais são as redes sociais que o seu público mais acessa? A sua marca não precisa ter um perfil em cada rede social, apenas naquelas em que seus potenciais clientes costumam interagir mais. A comunicação da sua marca precisa ser assertiva. Por isso, o que define uma estratégia de sucesso é: entender como seu cliente se comporta e em quais momentos ele interage mais na jornada de compra.

Portanto, identifique a jornada de compra do seu cliente para entender o comportamento dele online e crie uma estratégia para que sua marca esteja presente em cada uma dessas etapas. Seja no Instagram, identificando quais horários seu público interage mais, seja criando campanhas segmentadas de forma correta, o importante é que a campanha esteja coerente com a rede social e que seu público faça parte dela.

Compartilhe a cultura da transformação digital com os colaboradores

A participação da equipe de colaboradores é muito importante para consolidar a transformação digital em uma empresa. Uma ferramenta de automação, por exemplo, só será utilizada em sua excelência se os próprios funcionários entenderem como ela pode ajudar a empresa a atingir os melhores resultados.

Por isso, treine sua equipe por menor que ela seja e compartilhe os objetivos da empresa para que todos se sintam, de fato, parte do negócio. Na hora de treinar a equipe é importante deixar claro que a tecnologia serve para melhorar o dia a dia, resolver problemas e aumentar a receita.

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