O transporte metropolitano por ônibus na RMBH perdeu 23,3 milhões de passageiros entre 2012 e 2019, o último ano antes dos impactos da pandemia: antes, os coletivos transportavam, em média, 722.930 passageiros por dia, número que caiu para 655.295.
Em 2020, com a Covid-19, a queda foi ainda mais drástica: foram transportados 402.341 passageiros diariamente, segundo dados da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).
No transporte municipal de Belo Horizonte, a situação se repete, mas a perda é ainda maior. Em 2012, os ônibus da capital tiveram 453.219.840 passageiros; em 2019, 353.186.857. A redução é de 22,07%, conforme números da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).
Os resultados da pesquisa Matriz Origem-Destino de Passageiros por Bilhetagem Eletrônica 2019, divulgados no final do ano passado pela Seinfra e pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), reforçam a tendência: a proporção de modais coletivos diminuiu para 30%, enquanto a de modais individuais (carros e motos) aumentou para 47%.
Uma das explicações para essa tendência é o aumento do transporte por aplicativo. É o que diz o diretor de planejamento da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Charliston Moreira.
Além disso, ele pontua que as queixas sobre a qualidade do serviço ofertado no transporte coletivo podem fazer com que muitos moradores prefiram recorrer aos carros e motocicletas:
“Dependendo da viagem, ônibus e metrô acabam ficando caros, e a qualidade é uma reclamação constante, principalmente na Região Metropolitana. (Há queixas sobre) lotação, cumprimento do quadro de horários e conservação dos veículos”, afirma Moreira.
“O número de passageiros do transporte coletivo no Brasil como um todo vem caindo bastante por causa do uso do transporte motorizado individual, principalmente moto, e dos aplicativos”, diz ele.
O que dizem BHTrans e Seinfra
Em relação à redução de passageiros nos últimos anos, a Seinfra afirmou que “a principal razão, segundo a literatura especializada, é o aumento da oferta e incentivos ao transporte individual motorizado”. A pasta citou também “o uso cada vez maior de aplicativos de transporte”.
A BHTrans também mencionou o “uso particular de veículos e motocicletas” como um dos fatores para a redução de passageiros nos ônibus.
Entre as medidas adotadas para incentivar o uso do transporte coletivo na cidade, a empresa citou a implantação do Move e de corredores e faixas exclusivos para ônibus e a política tarifária.