Tremor de terra de magnitude 2.4 é registrado em Capim Branco

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um tremor de terra de magnitude 2.4 mR foi registrado na tarde de sábado, 19 de julho, no município de Capim Branco, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O abalo sísmico ocorreu às 15h25, no horário de Brasília, e foi sentido por moradores da região, segundo relatos.

O fenômeno foi detectado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). A RSBR é coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI), com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).

Segundo o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP e da RSBR, tremores como esse são relativamente comuns no estado. “Pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns, muito pelo contrário. É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados. Os tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, explicou.

Este é o segundo evento sísmico registrado em Minas Gerais apenas nesta semana. O anterior ocorreu em Coromandel, no dia 16 de julho, com magnitude de 2.3 mR.

Apesar de considerados leves, abalos dessa natureza reforçam a necessidade de monitoramento contínuo das atividades sísmicas no estado. Até o momento, não houve registro de danos estruturais ou vítimas em Capim Branco.

Screenshot

Encontre uma reportagem