Trump cancela financiamento bilionário para vacinas contra Covid-19 e gripe nos EUA

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O governo Trump anunciou o corte de US$ 500 milhões (aproximadamente R$ 2,7 bilhões) em financiamentos destinados ao desenvolvimento de vacinas contra vírus respiratórios, incluindo a gripe e a Covid-19. A decisão, revelada nesta terça-feira (5), afeta 22 estudos com foco em tecnologias baseadas em RNA mensageiro (mRNA), como os da Moderna, Pfizer e Sanofi. Segundo o secretário Robert Kennedy Jr., essas vacinas seriam “problemáticas”, embora não haja respaldo científico para suas alegações.

Especialistas criticaram a medida, alertando para os riscos à capacidade do país de enfrentar novas ameaças sanitárias. Rick Bright, ex-diretor do Centro de Pesquisa Biomédica dos EUA, declarou que o corte enfraquece a linha de frente contra patógenos. Apesar da suspensão, projetos em estágio avançado de desenvolvimento continuarão recebendo apoio financeiro.

Além do cancelamento dos recursos, o governo retirou em maio a recomendação de vacinação contra Covid-19 para grávidas e crianças saudáveis, e demitiu em junho todos os 17 conselheiros do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). As vacinas de mRNA, consideradas revolucionárias durante a pandemia, foram responsáveis por milhões de vidas salvas e renderam o Prêmio Nobel de Medicina de 2023 aos cientistas Katalin Karikó e Drew Weissman.

Foto: Cristiane Mattos/O Tempo

Fonte: Folhapress / O Tempo

#vacinas #covid19 #gripe #governotrump #negacionismo #saúdepública #mRNA #cortedefinanciamento #imunização

Encontre uma reportagem