Trump confirma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de sexta-feira

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quarta-feira (30) que entrará em vigor na sexta-feira (1º) a tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras. A medida faz parte de um tarifaço que atinge vários países e foi anunciada como um “grande dia para a América”, segundo publicação do republicano na rede Truth Social.

Além do Brasil, outras nações como Índia, Coreia do Sul, África do Sul e Vietnã também sofrerão com tarifas entre 10% e 40%. A Índia, por exemplo, terá alíquota de 25% sobre suas exportações, e Trump acusou o país de impor barreiras comerciais rigorosas e comprar equipamentos militares da Rússia.

Apesar das tentativas do governo brasileiro de negociar uma suspensão da medida, Trump deixou claro que o prazo inicial será mantido. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que as negociações continuam e que a data de início da cobrança “não representa o fim, mas o começo de um diálogo”.

A nova política comercial dos EUA promete impactos significativos nas exportações brasileiras, principalmente de setores como aviação, aço e alimentos, gerando apreensão no mercado.

Fonte: O TEMPO | Foto: AFP

Encontre uma reportagem