O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (16/7) que a Coca-Cola teria concordado em substituir o xarope de milho de alta frutose (HFCS) por açúcar de cana na produção de seus refrigerantes vendidos no país. A declaração foi feita por meio da rede social Truth Social. Apesar do anúncio, a empresa ainda não confirmou a mudança na composição.
“Tenho conversado com a Coca-Cola sobre o uso de açúcar de cana de verdade na Coca nos Estados Unidos, e eles concordaram em fazê-lo”, escreveu Trump. A multinacional, no entanto, respondeu apenas com um comunicado breve: “Agradecemos o entusiasmo do presidente Trump por nossa marca icônica. Em breve serão compartilhados mais detalhes sobre as novas e inovadoras ofertas da linha de produtos Coca-Cola”.
Atualmente, o HFCS é o adoçante padrão nas bebidas da marca nos EUA. Ele se tornou popular nos anos 1970, impulsionado por subsídios ao milho e altas tarifas de importação sobre o açúcar de cana. A possível substituição pode impactar economicamente o “Corn Belt”, região do Meio-Oeste americano conhecida pela produção de milho e apoio a Trump.
Do ponto de vista nutricional, tanto o xarope de milho quanto o açúcar de cana têm efeitos semelhantes no organismo quando consumidos em quantidades equivalentes. A principal diferença está na estrutura molecular e no sabor — a versão mexicana da Coca-Cola, feita com açúcar de cana, é popular nos EUA por ser considerada mais “natural”.
Trump não detalhou os motivos da mudança, que não afetaria sua bebida favorita, a Coca-Cola Light, adoçada com aspartame — substância classificada como “possivelmente cancerígena” pela Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (IARC).
Fonte: O Tempo / AFP
#Trump #CocaCola