quinta-feira, 18 de abril de 2024

Contato

Turismo e gastronomia são ferramentas para o desenvolvimento em Minas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Fomentar o debate sobre o desenvolvimento do turismo e a valorização de produtos da gastronomia mineira como ferramentas para o desenvolvimento do Estado. Esta foi a finalidade central da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que teve seu relatório final aprovado nesta quarta-feira (9).

A comissão iniciou suas atividades em 27 de março de 2019. No relatório, apresenta o balanço de quase dois anos de trabalho.  

O relator da Comissão Extraordinária, deputado Mauro Tramonte (Republicanos), destacou as consequências da pandemia para o turismo, além de abordar os impactos da Covid-19 inclusive nos trabalhos da ALMG e da própria comissão.

Ante o cenário de crise pós-pandemia, o relatório enfatiza o potencial de geração de renda e emprego do setor, assim como as oportunidades de expandi-lo no Estado.

Nesse sentido, cita as belezas naturais que permitem turísmo de aventura e ecoturísmo, os roteiros hidrominerais e históricos, os festivais de gastronomia, entre outros, explorados “abaixo de seu potencial”, segundo o relator.

Ao abordar o turismo gastronômico, a documento fala de uma “gastronomia ampliada”, que abrange a cultura alimentar, com sua história e seu desenvolvimento. Nesse ponto, é citado o modo artesanal de fazer queijo de Minas, lembrando que é oficialmente reconhecido em âmbitos estadual e nacional.

O relator ainda aponta vários dados, nacionais e estaduais, mostrando que a atividade turística comporta crescimento e aperfeiçoamento em todo o Brasil, e mais ainda em Minas Gerais.

O parecer informa que a comissão realizou 42 reuniões, das quais 16 foram audiências públicas e de convidados. Traz, ainda, um resumo das principais questões debatidas nesses encontros, assim como de todos os requerimentos aprovados.

Ao comentar o teor do documento e o trabalho da comissão, o deputado Mauro Tramonte lembrou ações já debatidas e que podem potencializar o turismo e a gastronomia no Estado, como o fortalecimento de mecanismos de incentivo, entre outros.

Comissão  permanente – O relator ainda ressaltou a importância da comissão e reiterou desejo de que ela seja incluída entre as comissões permanentes da ALMG.

O presidente da Comissão Extraordinária, deputado Professor Irineu, avaliou que o turismo, incluindo o gastronômico, é o “setor que mais pode crescer no Estado e com o menor investimento”. Para ele, o relatório aprovado nesta quarta “vai incentivar a Mesa da Assembleia a tornar a comissão permanente”.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.