fbpx

Turistas são impedidos de visitar a Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo, fechada há mais de 2 anos; Entenda a situação!

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um vídeo divulgado nas redes sociais, na última segunda-feira (20), mostra um grupo de turistas na porta da Fazenda Modelo – local que Chico Xavier trabalhou por muitos anos. As imagens foram gravadas por um morador que expressou o que, segundo ele, assiste em quase todos os finais de semana: visitantes sendo impedidos de conhecer um dos espaços frequentados pelo morador mais ilustre do município. 

Sem revelar o nome, o morador narra o vídeo da seguinte forma: “Infelizmente só Pedro Leopoldo que não pode receber turistas. O pessoal acabou de chegar na Fazenda Modelo, segunda-feira às 10 horas, mas só em PL que não pode. Está todo mundo querendo entrar para ver onde Chico Xavier trabalhou, mas não deixam”. 

A postagem rendeu diversos comentários nas redes sociais criticando a impossibilidade de visitação. A maioria deles, marcando a Prefeitura Municipal e pedindo explicações, mas… a responsabilidade direta disso não é da Administração Municipal. Vamos às explicações!

Turistas fotografado a portaria da Fazenda Modelo na segunda-feira (20)

Primeiro, a Fazenda Modelo pertence a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é gerida pelo Comitê Gestor da Fazenda, ou seja, a autorização para adentrar no espaço parte destes representantes. 

Nos últimos 15 dias, dois ônibus de dois andares, com 100 turistas de São Paulo e Porto Alegre estiveram na cidade para conhecer os locais por onde Chico Xavier passou. Porém, conforme explicado por Jhon Harley, Diretor-Presidente da Fundação Cultural Chico Xavier, eles já sabiam que não poderiam entrar na Fazenda Modelo. “Já vieram sabendo, pois foi eu que os informei. Até tentei (a autorização) juntamente com um representante do Comitê Gestor da Fazenda, mas sem sucesso. Eles foram lá para tirar fotos da portaria”.

Jhon explicou que o local está fechado para visitação desde março de 2020, logo após o início da pandemia do Coronavírus, quando os dois funcionários contratados pela União Espírita Mineira foram demitidos. “Era eu que acompanhava os visitantes e fazia palestras na Fazenda Modelo. A Universidade fez algumas exigências para reabrir novamente, tais como melhoras na acessibilidade, dentre outras coisas. Eles falam que vão fazer as reformas, mas não sabemos quando”.

Encaminhamos um e-mail solicitando explicações do Comitê Gestor da Fazenda Modelo, que acusou o recebimento e apenas informou que “em breve entrará em contato para prestar as informações solicitadas”.

A Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo enviou nota informando que “o fechamento e regulação da entrada para a Fazenda Modelo foi uma decisão da Escola de Veterinária, responsável pela área, cedida oficialmente a eles pela União. Até mesmo a Secretaria de Cultura, sempre que necessário, solicita a eles, junto à justificava, a autorização para entrar, seguindo os protocolos internos do órgão responsável pelo espaço”. 

A Administração Municipal informou, ainda, que a Secretaria de Cultura irá propor uma reunião com COMTUR, Fundação Cultural Chico Xavier, a direção da Aliança Espírita Municipal, hotéis e agências de turismo para tratar de diretrizes para receber da melhor maneira possível todos os turistas. Também irá propor uma reunião com a diretoria da Fazenda Modelo e com a reitoria da UFMG para solicitar, sugerir e oferecer o apoio necessário para que os turistas possam adentrar o local com maior facilidade, seguindo os protocolos necessários. “A Prefeitura, mesmo não sendo o órgão responsável pelo espaço e por sua utilização, entende a importância do turismo e, sobretudo, de Chico Xavier para o município. Vamos nos empenhar ao máximo para reverter esta situação e contar com a compreensão da Fazenda Modelo e da UFMG sobre o valor de recebermos nossos turistas da melhor maneira e deles conhecerem a história de Chico Xavier na sua totalidade”, destacou a Prefeita Eloisa Helena.

A Secretaria de Cultura revelou que está finalizando um dossiê para transformar o médium em Bem Imaterial de Pedro Leopoldo. Após o Decreto deste tombamento, será registrado junto ao IEPHA.

Foto do aviso na porta da Fazenda Modelo – Imagem: Emilly Alvarenga

Encontre uma reportagem