O governo federal anunciou que a TV 3.0, um novo padrão tecnológico que integra televisão aberta e internet, será implementada em breve no Brasil. O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, afirmou que o decreto de regulamentação da novidade está pronto e aguarda assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após seu retorno de viagem à Rússia e China.
A TV 3.0 substitui a escolha de canais por aplicativos, oferecendo conteúdo ao vivo ou por demanda, além de permitir uma navegação mais interativa. A nova tecnologia também trará uma qualidade de imagem que pode chegar ao 8K, som imersivo similar ao do cinema e recursos de segurança e acessibilidade.
Siqueira destacou que a TV 3.0 representará uma grande transformação tecnológica na televisão brasileira, reforçando seu papel como um serviço gratuito, aberto e de qualidade. A interatividade da plataforma também permitirá conexões diretas com serviços públicos e novos modelos de negócios, como a oferta e consumo de propagandas e transações comerciais.
O presidente Lula elogiou a inovação, afirmando que a TV 3.0 trará aos brasileiros uma televisão de última geração, com imagens e som de altíssima definição, oferecendo mais informações e qualidade. A migração para o novo sistema exigirá a produção de equipamentos e conversores para garantir a integração dos sinais abertos com a internet.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Fonte: Itatiaia