A Uber passou a aceitar PIX como método de pagamento para viagens em todo território nacional, a partir dessa terça-feira (24). Com a novidade, o pagamento é feito diretamente para a plataforma e não para o motorista.
Desde o início de maio, a opção já está disponível para a maioria dos usuários e será expandida até o início de junho com o objetivo de facilitar a rotina. A novidade começou a ser testada em novembro do ano passado em Curitiba e Recife.
A Uber aceita o pagamento de PIX para a inclusão de créditos no Uber Cash desde 2020.
O pagamento via PIX, criado em 2020 pelo Banco Central, permite que valores sejam transferidos instantaneamente entre contas de forma prática, rápida e segura. Os pagamentos com o PIX podem ser realizados a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.
Como funciona
1. Ao solicitar uma viagem, o usuário deve escolher a opção de pagamento PIX.
2. No momento do pagamento, o aplicativo automaticamente levará para uma página onde um código PIX será gerado;
3. Para efetuar o pagamento, basta o usuário copiar e colar o código na área PIX do aplicativo do banco que utiliza. Depois disso, o pedido da viagem é confirmado e um motorista parceiro é designado instantaneamente.
Selfie para pagamento em dinheiro
Novo recurso, anunciado pela Uber na segunda-feira (23) é a selfie do usuário, batizada de U-Selfie, que será solicitada de forma piloto a alguns usuários que optam por realizar as viagens somente em dinheiro antes que eles consigam solicitar o carro.
Conforme a Uber, o piloto da selfie vai valer para quem fizer o cadastro ou solicitar a viagem sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito). A novidade vem somar a outros recursos já existentes no aplicativo para verificação do usuário, como a verificação do CPF na base de dados da Serasa Experian e a verificação de documentos, que solicita a alguns usuários que tirem uma foto do documento de identidade (RG ou CNH).
A Uber ressalta que a foto não será compartilhada com os parceiros nem passará por verificação biométrica, mas ficará armazenada nos servidores da Uber, à disposição para consulta posterior das autoridades em caso de necessidade, seguindo a previsão legal.
Fonte: Itatiaia.